Território de atuação

O Fundo Zona Leste Sustentável atua dentro da região denominada Zona Leste II, que reúne as subprefeituras de Cidade Tiradentes, Ermelino Matarrazo, Guainases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel.

A região tem acompanhado as mudanças ocorridas na cidade de São Paulo, com a atividade econômica tendo se deslocado do setor industrial para os setores de comércio e serviços, com a forte presença dos grandes grupos desses setores, que hoje são hegemônicos e têm enfraquecido a rede de pequenos e médios empreendimentos locais.

O comércio local da zona leste tem passado por diversas transformações. Pequenos e microempreendimentos tem sido pressionados  por grandes redes de atacado e varejo. Os avanços tecnológicos se constituem em outro problema para os microempreendedores da região que perdem em competitividade. Em decorrência desses fatores houve uma redução nos postos de trabalho e a riqueza gerada na região passou a ser  revertida para fora dela.

Por outro lado, a localização aparece como uma das vantagens para os empreendedores que atuam na zona leste, pois ela  está situada bem próxima ao aeroporto de Cumbica e de rodovias importantes como Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna. Além disso, com a conclusão do trecho do Rodoanel, a ligação com o Porto de Santos também será facilitada, o que transformará a região numa rota importante para o comércio e indústria da cidade.