Comitês

A gestão do Fundo é realizada pelos comitês Financeiro e Programático. Os dois grupos são formados por especialistas em desenvolvimento local, representantes do poder público, investidores e lideranças. Os comitês atuam de forma independente e, anualmente, decidem em conjunto o valor a ser aplicado no apoio aos projetos. 

Originalmente, constituído por um contrato de gestão de recursos firmado entre a Fundação Tide Setubal, como instituidora, e a FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa), vinculada a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2013, o Fundo Zona Leste Sustentável tornou-se uma associação civil, sem fins lucrativos.Comitê Programático 

O Comitê Programático é responsável pela coordenação técnica do edital.  Ou seja, os especialistas elaboram e determinam os critérios que nortearão a seleção de projetos. 

Atualmente 12 instituições formam o comitê programático, são elas: Associação Comercial de São Paulo (Distrital SMP), EACH/USP Leste, Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste, Fundação Tide Setubal, Instituto Alana, Instituto Ethos, Sebrae, Senac Itaquera, Subprefeitura de São Miguel Paulista, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Sacha Arcanjo (Oficina Cultural Luiz Gonzaga) Padre Ticão (Paróquia São Francisco), Universidade Cruzeiro do Sul.

Comitê Financeiro:

É responsável por preservar o patrimônio do Fundo Zona Leste Sustentável e seus investimentos no mercado de capitais, de modo a garantir sua periodicidade. Além disso, aprova e acompanha repasses de recursos e prestação de contas realizadas pelos empreendedores.

O grupo é formado por representantes da Fundação Tide Setubal, e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), entidade vinculada à UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, que tem a responsabilidade de controlar, administrativa e financeiramente, os investimentos realizados pelo Fundo Zona Leste Sustentável. 

Monitoramento dos projetos

Os projetos são acompanhados por meio do Comitê de Monitoramento e Avaliação formado pela Fundação Tide Setubal, Universidade Cruzeiro do Sul, Sebrae-SP, Senac-SP. 

Atualmente, o Fundo Zona Leste Sustentável oferece capacitação técnica (gestão, aperfeiçoamento de plano de negócios, desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas), apoio financeiro e auxílio na captação de novos recursos externos ao Fundo.
O tipo de apoio depende da característica do empreendimento, que podem ser classificados em:

Projetos incubados – microempresas selecionadas pelo Fundo que recebem  aporte financeiro e apoio técnico.
Projetos assistidos – microempresas não selecionadas pelo Fundo, mas participaram dos Editais e ganharam a oportunidade de participarem da capacitação técnica ministradas pelo Sebrae-SP, Senac-SP e  Universidade Cruzeiro do Sul.