O Fundo Zona Leste Sustentável (FZLS) é uma iniciativa pioneira que visa estimular empreendimentos inovadores, além de canalizar recursos de pessoas físicas e jurídicas para aplicá-los em iniciativas que possam gerar negócios locais orientados a sustentabilidade. Busca ainda, ampliar o alcance e a sinergia das ações executadas por diversas organizações por meio da articulação institucional e cooperação entre diversos atores. O Fundo Zona Leste Sustentável conta com a participação de protagonistas locais, poder público e iniciativa privada em suas instâncias de gestão (veja mais em Comitês).

Com editais de seleção, o FZLS oferece apoio financeiro e técnico, com formação e acompanhamento do negócio, bem como acesso a redes e mentoria aos empreendedores. Foca em ações que favoreçam a integração e obtenção da sinergia nas iniciativas de desenvolvimento local promovidas por seus parceiros.

Criado em 2010 (leia mais em História), o Fundo Zona Leste Sustentável realizou quatro edições de seu edital com investimento de cerca de R$ 810 mil em 27 empreendimentos de diferentes áreas de atuação, como alimentação, comunicação, confecção, vestuário e acessórios de moda, informática, serviços e pós consumo. Em 2014, o FZLS institui sua personalidade jurídica como associação, tendo a Fundação Tide Setubal e o Instituto Alana como entidades fundadoras.

UM NOVO MOMENTO

O Fundo passou por uma reformulação e começa 2016 atuando com uma nova missão, visão e valores: 

  • Missão: criar condições para novas práticas orientadas ao desenvolvimento sustentável da Zona Leste por meio da mobilização de recursos financeiros, articulação de redes, conhecimento e apoio a negócios inspiradores.
  • Visão: ser um canal efetivo de alocação de recursos financeiros e não financeiros para a promoção de uma cultura empreendedora orientada à sustentabilidade na Zona Leste 2.
  • Valores:
    - Sustentabilidade
    - Empreendedorismo
    - Inovação
    - Colaboração
    - Diversidade

Cenário promissor para ideias criativas

Imagine que diariamente são transportados quase um Uruguai (3 milhões de pessoas) por dia da Zona Leste para o centro expandido de São Paulo devido ao adensamento das oportunidades nas áreas centrais. Distribuir estas oportunidades para outras regiões gera maior diversidade, segurança, liberdade e valor para seus cidadãos. Neste cenário, políticas públicas, iniciativas privadas e ações da sociedade civil de redução de pobreza, geração de renda e fortalecimento da economia local, passam a ser demandadas com urgência, trazendo luz e inovação aos programas de inclusão financeira de maneira geral, e de micro finanças e investimento de impacto, em particular.

Os desafios urbanos inauguram um espaço a ser ocupado por empreendedores, com criatividade e colaboração para uma economia inclusiva e orientada a sustentabilidade. Para tanto uma visão mais atenta e sensível precisa despertar um olhar que permita atualizarmos um conjunto amplo de conhecimentos, práticas e saberes que dê respostas a esse contexto. Nesse sentido, vemos esses desafios como uma oportunidade de pensarmos o que constitui uma agenda de desenvolvimento urbano sustentável, o que é uma cidade distribuída, o que configura uma cidade para pessoas, quais as condições e estímulos necessários à inovação em territórios populares, e como fazemos isto acontecer?

Fundo Zona Leste Sustentável: um breve olhar

Por quê? Uma São Paulo com maior distribuição de oportunidades gera maior diversidade, valor, liberdade e segurança para seus cidadãos. Acreditar no poder de transformação do empreendedorismo e colaborar na criação de maior acesso a oportunidades na extrema zona leste é o que nos move

Como? Contribuímos para esta distribuição por duas vidas: apoiando diretamente iniciativas locais de empreendedorismo com recursos financeiros, formação, acompanhamento e acesso a redes e criando condições e contexto para instalação de negócios sociais em nosso território de atuação (extrema zona leste).

O que? Articulamos e canalizamos recursos financeiros e não financeiros para promover práticas inovadoras e orientadas ao desenvolvimento sustentável da extrema zona leste de São Paulo.