A vida, às vezes, prega algumas peças na agente. Maria Almeida dos Santos, da Mais Marketing; prestação de serviços em marketing, é prova disso. Nascida na zona leste, no bairro de São Miguel, ela sempre trabalhou na área de marketing. “Atuo há 30 anos neste segmento. Trabalhei em grandes empresas, mas por conta da distância entre o trabalho e a minha casa, fui obrigada a mudar para o centro. No entanto, minhas raízes sempre se mantiveram aqui”, conta. Há 10 anos, ela resolveu retornar ao bairro e montar um negócio próprio. “Montei uma loja de produtos naturais.Porém, sempre gostei da área de marketing e por isso resolvi retomar a minha empresa Mais Marketing, mas sem deixar a loja”, diz.
Em 2011, numa conversa com uma amiga, ficou sabendo sobre o Fundo Zona Leste Sustentável. Ficou toda entusiasmada e acreditou que o projeto poderia ajudá-la a ampliar a sua microempresa. No caminho para casa, encontrou uma sobrinha e comentou que seria interessante que o marido dela se inscrevesse também, já que estava estruturando uma empresa na área de alimentação.
Resultado, os dois se inscreveram, mas somente a empresa do marido da sobrinha foi contemplada. Se alguém acha que ela ficou desanimada com o resultado, engana-se. “Fiquei muito feliz por ele e passei a acreditar mais no Fundo”. Em 2013 ela estava comendo uma tapioca e conversando sobre a vida com Luis Felipe Laurenço, da Bel’s Tapioca quando ele a avisou que o Fundo abriria um novo edital e que ela poderia concorrer novamente. “A partir daí comecei a ficar atenta. Um dia estava almoçando quando assisti a uma reportagem do SPTV/TV Globo sobre o Fundo. Pesquisei e decidi inscrever a minha empresa. Entreguei a minha proposta no último dia, faltando quatro horas para o encerramento da entrega”, comenta. E desta vez ela conseguiu. A Mais Marketing entrou na lista das 15 microempresas contempladas em 2013. “Fiquei muito feliz. E isso, me motivou ainda mais”.
Com o aporte financeiro recebido pelo Fundo, Maria de Lourdes quer investir em equipamentos. “Acredito que isso facilitará meu trabalho e poderei adequar meus custos aos clientes”. O curso de capacitação também tem auxiliado a microempreendedora a promover algumas mudanças na Mais Marketing. “Tenho aprendido muito. Além disso, a sala de aula se transformou em um espaço de troca não somente de conhecimento, mas de futuros negócios”, conclui.