Filó Cabruêra

A microempresa Filó Cabruêra nasceu em 2007. “A iniciativa surgiu para abrir horizontes, dar ao jovem o direito de sonhar e transformar seus sonhos em metas, com condições para alcançá-las. Nesta empresa social, trabalhamos com a questão ambiental (reciclagem de banners), cultural (cabruêra vem do Nordeste) e social (inserção no mercado). Buscamos reforçar os vínculos familiares, facilitando o diálogo entre pais e filhos ao mostrar os resultados dos esforços dos jovens”, explica o microempreendedor Antonio Hermes de Sousa.

Localizada na Vila Nova União, na zona leste, o empreendedor explica que logo no início da empresa, procurou financiamento bancário tradicional para levantar o empreendimento. “Conseguimos o valor solicitado e já quitamos a dívida.” Numa conversa com amigos, Hermes ficou sabendo sobre o Fundo Zona Leste Sustentável e resolveu pesquisar mais sobre o assunto. Logo na primeira edição, a microempresa Filó Cabruera foi contemplada.

Com o aporte financeiro o empreendedor social iniciou a criação de um site, comprou máquinas de costura, confeccionou apostilas para capacitação. E ainda, começou um curso de formação para vinte mulheres e jovens da comunidade.

Na opinião de Hermes, o Fundo significou mais infraestrutura e qualificação. “Ao ver o projeto como um empreendimento, ou seja, como um negócio social comunitário tivemos uma maior profissionalização das atividades e a elevação da qualidade dos produtos e do atendimento. Além de ampliarmos a demanda.”

Para ele, a zona leste é como um campo fértil, com muitas possibilidades de crescimento. “Nosso projeto prevê a implantação da franquia social na região, para fortalecer nossa marca e para gerar mais trabalho e renda nas comunidades de baixo poder aquisitivo”, conclui.