Miresport artigos esportivos

De gerente a dona de empresa. A história de Jamire Lemos da Silva é formada de sorte e muito trabalho. Em 2003, ela foi convidada a ser gerente de uma loja de artigos esportivos em Itaquera.

Na época, a empresa tinha três sócios. Com o tempo, eles desfizeram a sociedade e um deles ofereceu a oportunidade para que ela comprasse a loja.

Em 2006, ela assumiu a empresa e resolveu encarar o desafio. Para viabilizar o negócio, decidiu fabricar as próprias peças. Porém, o maquinário era muito caro. Resultado: Jamire conversou com o marido -- que é engenheiro-- e ele decidiu fazer o maquinário necessário. “A partir daí comecei a minha própria fabricação de peças e acessórios”, comenta. A microempreendedora conta que a empresa passou a ser procurada para confeccionar uniformes de escolinhas de futebol como Santos, Corinthians, escolas particulares, camisetas para grupos evangélicos, dentre outros.

Com o negócio em crescimento e precisando de capital, Jamire estava conversando com uma de suas costureiras quando a profissional contou que a filha havia visto uma reportagem na televisão sobre o Fundo Zona Leste Sustentável. “Na hora procurei mais informações sobre o projeto. Queria saber o que era e entender como funcionava o auxílio prestado aos microempresários da zona leste”, explica.

Depois de pesquisar, Jamire fez a inscrição de sua empresa. “Preenchi o formulário e enviei a proposta na última hora. Sabe o que eu aconteceu? Eu entrei e elas não. Foi uma surpresa! O Fundo abriu várias portas, que eu nunca pensei que tivesse oportunidade de abrir ”, relembra.
Com o aporte financeiro do Fundo, a empreendedora investiu em mais maquinários. E já faz planos para ampliar os negócios. “Vamos para um espaço maior e assim que for possível pretendo contratar mais costureiras”, afirma. A microempreendedora também conta como os cursos de capacitação técnica a ajudaram. “Eu descobri que não sabia administrar, faltava planejamento.

Com o curso do Senac pude reavaliar a questão e passei a perceber que organização é palavra de ordem para quem quer crescer”.