Agrosampa

Ele é jornalista e ela é gestora ambiental. Em comum, a paixão pelo meio ambiente. Andreia Peres Lopes e Pedro Alcântara trabalhavam com questões ambientais dentro da região de São Mateus. Em 2009, Andreia auxiliou na formação da Associação dos Produtores Orgânicos de São Mateus, que fazem parte do Programa Agricultura Limpa. “Eles passaram a comercializar os produtos na feira de orgânicos do Parque do Carmo como forma de gerar renda. A Andreia percebeu que os produtos eram entregues somente nas áreas nobres da zona leste, como o Tatuapé, Anália Franco, dentre outros”, conta Pedro.

A gestora, então, enxergou um novo nicho de mercado e resolveu expandir a entrega de produtos para toda a zona leste. Assim nasceu a Agrosampa, uma microempresa que liga os produtores orgânicos ao consumidor final.

Semanalmente, os microempreendedores realizavam reuniões com os agricultores. Em um desses encontros, uma agricultora solicitou que Pedro verificasse o que era o Fundo Zona Leste Sustentável. Ela tinha ouvido falar, mas não havia entendido como o projeto funcionava. Por coincidência a associação fez uma reunião com o Sebrae e uma profissional da entidade levou um cartaz e explicou como o Fundo poderia contribuir para o crescimento, em Rede, do negócio.
“Fizemos a inscrição e resolvemos apostar nesta possibilidade. Quando soubemos que a empresa havia sido selecionada ficamos muito emocionados. Acredito que o Fundo nos ajudará a expandir. Hoje tocamos a empresa sozinhos. Tratamos diretamente com os produtores, selecionamos os produtos, montamos cestas e entregamos delivery, além de administrá-la. Ou seja, somos responsáveis por tudo. No futuro, se a demanda crescer, poderemos até contratar funcionários para nos auxiliar”, explica Pedro.

Pedro conta que com o aporte financeiro eles pretendem investir em maquinário, insumos, sementes e na capacitação dos agricultores. Outra meta é desmistificar a máxima que os produtos orgânicos são mais caros do que os cultivados com agrotóxicos. “Eles não são somente para ricos, ao contrário, os orgânicos são para todos que procuram um estilo de vida mais saudável”, conclui.