Amigo da água

Enxergar uma oportunidade onde ninguém vê. A história da empresa Amigo da Água começou dentro da ONG Jovens do Brasil, há três anos. Na ocasião Renato Marques de Melo -- que é presidente da entidade -- e Sandro Ronaldo Soares, professor de judô precisavam gerar renda para manter a ONG. Foi quando tiveram a ideia de reciclar óleo de cozinha. “Pesquisamos o mercado, adquirimos conhecimento e percebemos que o óleo -- após passar por um processo de reciclagem -- poderia se transformar em diversos produtos como sabão biodegradável, tinta e biodiesel. E ainda, colaboraríamos com a preservação do meio ambiente”, comenta.

A partir do conhecimento adquirido, os microempreendedores articularam com alguns restaurantes e padarias da região leste, e começaram a recolher o óleo. “Deixávamos os galões de 5 litros em cada estabelecimento. A partir daí, as pessoas ligavam para recolhermos”. Atualmente, a empresa possui 300 fornecedores cadastrados e por mês recolhe entre 4 e 5 mil litros de produto. “Por isso precisamos investir”, diz Renato.

Foi assistindo a uma reportagem do SPTV que eles vislumbraram a possibilidade de ampliar os negócios. “A matéria era sobre o Fundo Zona Leste Sustentável. Percebemos que por meio do projeto poderíamos conseguir investimento, além de capacitação técnica. Fizemos nossa inscrição para o edital 2013 e fomos contemplados”, comenta.

Com o aporte financeiro, os microempreendedores pretendem comprar mais galões, investir em equipamentos e em comunicação (criação de um site e uma página no facebook). “Queremos não apenas ampliar a nossa empresa, mas colaborar com o despertar da consciência ecológica da população”, finaliza.