Coult Guitars

A música entrou na vida de Djair Mendonça da Silva como hobby e, aos poucos, se transformou num negócio. Hoje ele é proprietário da Coult Guitars, uma das empresas contempladas, em 2013, pelo Fundo Zona Leste Sustentável.

Durante muito tempo, esse ex-programador de produção, tocou em muitas bandas ou com amigos.Os instrumentos de corda eram manuseados com muita habilidade por ele. Assim, Djair aprendeu a afiná-los e a consertá-los. “Sempre quis ser dono do meu próprio negócio e encontrei no meu passatempo uma oportunidade”, conta.

Djair é um dos poucos luthiers -- artesão especialista na construção, restauração e manutenção de instrumentos de corda -- na zona leste de São Paulo. “Na região existe uma demanda muito grande. E ainda, faço guitarras e baixos sob medida”.

O microempreendedor estava precisando investir na empresa quando um amigo falou sobre uma matéria que havia assistido na TV Globo sobre Fundo Zona Leste Sustentável. Ele recuperou a reportagem na internet e resolveu fazer a inscrição da empresa. “O que mais me chamou atenção, além do aporte financeiro, foram os cursos ministrados pelo Senac e Sebrae. Sempre fui muito intuitivo”, explica.

Após ser contemplado, Djair passou a frequentar os cursos de capacitação e isso possibilitou que tivesse uma nova visão empresarial. “Agora sei como é importante ter um plano de negócio para construir uma empresa com a base sólida”.