B&V Gráfica

Edson Pereira do Carmo, em 2005, fundou a microempresa B&V Gráfica Visual. O objetivo do empreendedor era produzir material gráfico e artes. “No início, nós vendíamos brindes (canetas, chaveiros, folhinhas de parede, calendários de mesa), impressos gráficos, camisetas, sacolas plásticas, embalagens. A produção era artesanal, possuíamos poucos recursos”, explica.

Para manter a microempresa e gerar mais renda, ele desenvolveu também cursos de Silk Screen, arte final e desenho artístico e publicitário, todos profissionalizantes. Ao final, os alunos eram encaminhados para estágios em diversas empresas. Com o objetivo de ampliar os negócios, o empreendedor já havia tentado empréstimo bancário, mas não conseguiu por não ter avalista. Um dia ao ler uma matéria de jornal ele tomou conhecimento do Fundo Zona Leste Sustentável. “O fato de ser um projeto para a região despertou meu interesse. Fui atrás para tentar saber mais informações e resolvi inscrever uma proposta e acabei sendo contemplado”, explica.

Com o aporte financeiro, dado pelo Fundo, o microempresário pretende investir mais em equipamentos para a melhoria da qualidade do trabalho. Além disso, a capacitação técnica ministrada pelo SENAC também foi uma grande surpresa. “A união do Fundo com parceiros como o SENAC abriu infinitas possibilidades e com certeza muitas portas virão a ser abertas com essas possibilidades”, diz.