CiaFestas, Sorvetes,Doces e

Imaginem um homem fazendo curso de culinária numa sala com, aproximadamente, 25 mulheres. A história da microempresa CiaFestas, Sorvetes, Doces e Salgados nasceu dentro do Galpão de Cultura e Cidadania, no Jardim Lapena. O jovem empreendedor Leoncio Pereira resolveu apostar no ramo de alimentação para dar uma guinada na vida. “Fiz um curso técnico de administração e comecei a pesquisar a área de alimentação. Alguns achavam que esses cursos eram passatempo, eu os via como investimento no futuro”, diz.

Leoncio estava tão determinado em montar seu próprio negócio que passou a reformar, ele mesmo, um ponto desativado pela mãe. “Nas horas vagas, como eu não tinha dinheiro, dava uma de pedreiro, transformei um velho salão em um ponto comercial”.
Incentivado por Sandra Souza da empresa A Chocólatra, que ministrava as aulas de pães de mel e trufas, e havia sido contemplada pelo Fundo Zona Leste Sustentável na edição de 2010, ele resolveu inscrever a empresa e tentar a sorte.

“A professora Sandra foi muito importante para que o meu sonho se transformasse em realidade. Ela acreditou no meu talento e ajudou a escrever a minha proposta”, conta.

A divulgação da lista de empresas contempladas pelo Fundo foi aguardado com muita expectativa pelo microempresário. “Quando soube, pela internet, que a Cia Festas estava entre as selecionadas, senti um misto de alegria e alívio. O Fundo Zona Leste Sustentável era a única forma de investimento que eu poderia conseguir”.

Na opinião do empreendedor, a capacitação técnica e o aporte financeiro proporcionados pelo Fundo são fundamentais para a construção de uma microempresa com base sólida.

“Nos cursos tenho adquirido experiência, visto exemplos de profissionais que servem de inspiração. Tenho aprendido que o meu negócio é o meu foco principal, portanto agradar os meus clientes não é um dever é a minha obrigação”, afirma.

Com o aporte financeiro do Fundo, Leoncio investirá em equipamentos como freezer, fogão, liquidificador industrial, dentre outros. Com isso, ele pretende aumentar em 100% a produção de doces e salgados que hoje é feita de forma artesanal na cozinha da mãe.

“Quero que minha empresa seja referência em doces e salgados na zona leste. Acredito que é preciso sonhar grande para ser grande”, finaliza.