Portal do Tempo

Em 2000, ela resolveu largar a rotina de escritório e apostar no artesanato como fonte de renda. “Trabalhei com vários materiais, o objetivo era encontrar algo que eu realmente gostasse. Foi ai que comecei a trabalhar com vidro e me apaixonei”, conta Susicleide Cardoso Aguiar, empreendedora e proprietária da microempresa Portal do Tempo. Segundo Susicleide, o vidro pode ser 100% reciclado e as aparas do produto, que poderiam ir para descarte, se transformam em peças de decoração com apelo sustentável.

A microempreendedora passou a criar um leque de produtos com este material. Em 2005, com a chegada do filho, Susi -– como prefere ser chamada --ficou em dúvida sobre os benefícios de um emprego formal e o empreendedorismo. No entanto, resolveu apostar no negócio. Ela se aperfeiçoou e o número de clientes aumentou.

“Criei meu ateliê nos fundos de casa e acreditei que a minha empresa poderia dar certo. Em 2011, por meio de amigos, fiquei sabendo sobre o Fundo Zona Leste Sustentável. Inscrevi minha proposta e tive a sorte de ser contemplada. Fiquei muito orgulhosa, pois fui a primeira artesã a conquistar esta vitória”, comenta.

Com o aporte financeiro ela montou um escritório para atender aos clientes, comprou moldes e fornos e conseguiu investir em diversas matérias-primas. “Para se ter ideia de como o Fundo otimizou meu trabalho, antigamente, produzia oito peças por dia. Agora consigo fazer 100 peças/dia e muito mais elaboradas”, conclui.