Mão de mãe

Em 2006, Raimunda Ganassim descobriu que o filho era diabético. O que era para ser um momento difícil, ela conseguiu transformar em uma grande ideia. “Na época foi um choque porque ele tinha 10 anos e passaria a vida inteira sendo privado de provar vários sabores. Comecei a pensar como seria a vida dele e decidi que iria ajudá-lo”, conta Raimunda. Ela passou a procurar receitas e cursos que ensinassem mais sobre esse novo universo. Foi a partir daí que teve a ideia de unir a habilidade que ela tinha de fazer doces e salgados com o desenvolvimento de produtos diets.

“Percebi que era possível fazer esfihas, bolos e tortas sem açúcar. Ao contrário do que muitos pensam, esses produtos podem ser mais saborosos do que os ‘originais’. Depois de alguns anos aprimorando o cardápio e tentando comercializá-los fiquei sabendo, por meio de uma amiga, sobre o Fundo Zona Leste Sustentável”, explica.

Raimunda resolveu encarar o desafio, e escreveu a empresa recém-criada por ela no edital de 2011. “Fiz os cursos de capacitação e orientação e descobri que havia sido contemplada. Desde, então, a minha vida mudou. Agora tenho uma cozinha industrial com forno, freezer, masseira e modeladora de massa.”

Antigamente ela fazia 500 coxinhas por dia, com os novos equipamentos, Raimunda passou a fazer 1000 por hora. Além disso, ao pegar uma encomenda de uma festa de aniversário ela pode oferecer produtos diets como uma nova opção.