Costume Popular

Elas eram três educadoras da zona leste. Tinham o sonho de montar um espaço de cultura que pudesse unir artesanato e gastronomia. E encontraram no Fundo Zona Leste Sustentável a possibilidade. Luzinete Ferreira da Silva, Daniela da Costa e Sonia Santana nunca haviam buscado outro financiamento. “Eu e minha sócias éramos professoras, conhecíamos muita gente e acompanhávamos os movimentos da região. Ficamos sabendo da iniciativa por meio da Fundação Tide Setubal e decidimos participar”, conta Luzinete. Ela explica que a proposta da microempresa é diferente. “Nosso negócio é ligado ao comfort food (comida confortável), que alia alimentação, ambientação à cultura popular”, conta.

Luzinete diz que atua na região há 21 anos como professora. Entretanto, agora está descobrindo outro universo, pois passou a conhecer o mercado local, os comerciantes e a notar como as pessoas são acolhedoras. “Vejo também que é possível, sim, ter um empreendimento na zona leste, pois há público para o tipo de proposta que estamos criando.”

As orientações do Sebrae-SP e Universidade Cruzeiro do Sul também foram fundamentais para o desenvolvimento do empreendimento. Na avaliação da microempreendora o Fundo proporciona formações imprescindíveis. “Todos os selecionados são obrigados a se atualizar. É também uma transformação pessoal, pois aprendemos muito. Enfim, temos o dinheiro, muitas portas estão se abrindo, mas precisamos estar dispostos a crescer e a caminhar sozinhos para além do Fundo”, conclui