Notícias

Agrosampa é uma das empresas contempladas pelo Fundo Zona Leste Sustentável na edição de 2013

Ele é jornalista e ela é gestora ambiental. Em comum, a paixão pelo meio ambienteAndreia Peres Lopes e Pedro Alcântara trabalhavam com questões ambientais dentro da região de São Mateus. Em 2009, Andreia auxiliou na formação da Associação dos Produtores Orgânicos de São Mateus, que fazem parte do Programa Agricultura Limpa. “Eles passaram a comercializar os produtos na feira de orgânicos do Parque do Carmo como forma de gerar renda. A Andreia percebeu que os produtos eram entregues somente nas áreas nobres da zona leste, como o Tatuapé, Anália Franco, dentre outros”, conta Pedro


A gestora, então, enxergou um novo nicho de mercado e resolveu expandir a entrega de produtos para toda a zona leste. Assim nasceu a Agrosampa, uma microempresa que liga os produtores orgânicos ao consumidor final.
     
Semanalmente os microempreendedores realizavam reuniões com os agricultores. Em um desses encontros, uma agricultora solicitou que Pedro verificasse o que era o Fundo Zona Leste Sustentável. Ela tinha ouvido falar, mas  não havia entendido como o projeto funcionavaPor coincidência a associação fez uma reunião com o Sebrae  e uma profissional da entidade levou um cartaz e explicou como o Fundo poderia  contribuir para o crescimento, em Rede, do negócio.

“Fizemos a inscrição e resolvemos apostar nesta possibilidade. Quando soubemos que a empresa havia sido selecionada ficamos muito emocionados. Acredito que o Fundo nos ajudará a expandir. Hoje tocamos a empresa sozinhos. Tratamos diretamente com os produtores, selecionamos os produtos, montamos cestas e entregamos delivery, além de administrá-la. Ou seja, somos responsáveis por tudo. No futuro, se a demanda crescer, poderemos até contratar funcionários para nos auxiliar.

Pedro conta que com o aporte financeiro eles pretendem investir em maquinário, insumos, sementes e na capacitação dos agricultoresOutra meta é desmistificar a máxima que os produtos orgânicos são mais caros do que os cultivados com agrotóxicos. “Eles não são somente para ricos, ao contrário, os orgânicos são para todos que procuram um estilo de vida mais saudável”, conclui.
 
 

Fundo Zona Leste Sustentável seleciona 15 empresas na etapa final de avaliação

O Fundo Zona Leste Sustentável divulgou, recentemente, a lista final de empresas que serão beneficiadas em 2013. Ao total, 15 empresas foram contempladas pelo projeto que, cada vez mais, se consolida como uma opção de financiamento para micro e pequenos empreendedores. Além do aporte financeiro, os microempresários receberão capacitação técnica e administrativa.

Na primeira etapa ocorrida, em maio, 50 projetos foram analisados pelo Comitê Programático. Desse total, 21 microempresas foram selecionadas para participar da segunda etapa do processo de reavaliação que aconteceu em junhoNa etapa decisiva, em julho, 15 empresas foram escolhidas.

O número de empresas beneficiadas, em 2013, foi superior ao das edições passadas. Em 2010, foram selecionadas 10 empresas. em 2011 foram 6.

Confira as empresas selecionadas:
 
  •          ESPAÇO DESIGN D & E        (BELEZA E SAÚDE)
  •          ATELIE AZU  ASS. E CONS. LTDA   (ARTESANATO)
  •          ZARU COMUNICAÇÃO LTDA(SERVIÇOS)
  •          BRUNO MARCELO PIRES DOS SANTOS  INFORMÁTICA  (SERVIÇOS)
  •          ESSENCIA SKATE BOARD  (SERVIÇOS)
  •          AGROSAMPA DELIVERY DE PRODUTOS ORGÂNICOS  (ALIMENTAÇÃO)
  •          J.A DA SILVA CONFECÇÕES(CONFECÇÃO)
  •          BELA ARTE SÃO MATEUS  (CONFECÇÃO)
  •          DUAS IRMÃS MODA INTIMA  (CONFECÇÃO)
  •          COELHO & MORALES(SERVIÇOS)
  •          AMIGO DA ÁGUA   (RECICLAGEM)
  •          CIA FESTA SORVETES DOCES E SALGADOS  (ALIMENTAÇÃO)
  •          COULT GUITARS   (SERVIÇOS)
  •          MARIA ALMEIDA DOS SANTOS (SERVIÇOS)
  •          FABRICAÇÃO DE VESTUÁRIO E ARTIGOS E ACESSÓRIOS (CONFECÇÃO)
 
 
 

Fundo Zona Leste Sustentável investe em Cooperativas para o desenvolvimento local e ambiental

As cooperativas de reciclagem assumiram um papel fundamental na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento econômico local de alguns bairros da zona leste de São Paulo. Não é à toa que dentre os empreendimentos apoiados pelo Fundo Zona Leste Sustentável estão duas cooperativas: Caminho Certo e Nova Esperança.

“Não recolhemos apenas material, falamos sobre a importância do nosso trabalho para o meio ambiente. Além disso, somos procurados por muitas escolas para fazermos palestras. A reciclagem não é mais apenas fonte de renda, mas um trabalho que devolveu a dignidade de muita gente. Tenho orgulho do que faço e de dizer que sou catadora social”, comenta diz Vandairis Lopes dos Santos, da Caminho Certo. E Vanda não é a única.

David Almeida Barreto, presidente da Cooperativa Nova Esperança, compartilha o mesmo sentimento. Ele conta que, em 2007, algumas áreas do Jardim Pantanal, em São Paulo,  passavam por um processo de desocupação. O bairro precisava ser reurbanizado por conta das enchentes. Uma das áreas era a do CDHU. “Na época, havia muita gente desempregada. A partir daí surgiu a ideia de criarmos uma cooperativa”, explica.

No início a Nova Esperança reunia, aproximadamente, 30 catadores. Com o apoio dos parceiros, eles conseguiram montar uma pequena estrutura, mas o espaço que trabalhavam era provisório. “No entanto, continuávamos puxando carroças e enfrentando o preconceito”, diz David.
Diante do crescimento da Nova Esperança, a Prefeitura doou um terreno no Jardim Matarazzo. “Muitos moradores não nos queriam por lá. Confundiam cooperativa com lixão. Aos poucos, mostramos que a reciclagem colaborava com a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo, garantia o sustento de várias famílias”, relembra. David conta que hoje eles recebem várias escolas na Cooperativa. “Por meio das crianças estamos provando que a reciclagem não é apenas um negócio, mas sim uma grande lição de cidadania. Preservamos o meio ambiente e resgatamos a autoestima de quem vive a margem da sociedade”, concluí.
 
 


Parceiros do Fundo Zona Leste Sustentável auxiliam pequenos empreendedores a mudarem a realidade loc

O Fundo Zona Leste Sustentável contemplou 17 micro e pequenos empreendedores. Para isso, o projeto conta com parceiros estratégicos que colaboram  não somente com o aporte financeiro -- que pode chegar até R$ 25 mil --, mas também com a formação e capacitação técnica de micro e pequenos empreendedores.

Na opinião de Renato Padovese, diretor da mantenedora do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, presidente do comitê programático, participar do Fundo é aprofundar, ainda mais, os vínculos entre a universidade e a comunidade. “Nosso objetivo é proporcionar aos nossos alunos um processo de formação mais inclusiva e abrangente. Por meio do projeto eles podem colocar em prática os contéudos trabalhados na universidade”, conta PadoveseNa prática, os universitáriospor meio da Empresa Júniorrealizam visitas regulares aos empreendimentos apoiados. “E ainda desenvolvem trabalhos na área de marketing e de relações públicas para alguns projetos, sob coordenação de professores”, explica o pró-reitor.  

Segundo a avaliação de Maria Alice Alves Pereira, gerente regional do Sebre-SP, o Fundo é um projeto de fomento à economia local. “Se os micro e pequenos empreendedores recebem recursos para ampliar sua capacidade produtiva, eles melhoram a qualidade e diversificam a linha de seus produtos”, conta.

“O Fundo é uma ação pioneira de desenvolvimento local que gera um impacto social que reverbera por toda sociedade local”, concorda Guilherme Vilela, gerente do Senac Itaquera.   
Os benefícios são de todos! “Os empreendedores melhoram a própria qualidade de vida e de seus colaboradores, o mercado passa a contar com o surgimento de uma empresa ética. E  não é isso. O Fundo também agrega parceiros motivados em ampliar a prática do desenvolvimento local”, conclui Antonio Gomes, presidente do Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste.
 


Fundo Zona Leste Sustentável divulga contemplados pelo edital 2013

 
Em maio, a Comissão Julgadora do Edital 2013 -- formada por parceiros do Fundo Zona Leste Sustentável e especialistas de diversas áreas -- se reuniu com os membros do Comitê Programático do Fundo, para a realização da etapa final do processo de seleção, que definiu as iniciativas que serão apoiadas neste ano

No total, 50 projetos foram analisados, dos quais o Comitê Programático selecionou 10 iniciativas (veja quadro abaixo). Na opinião de Janice Valia de los Santos, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Cruzeiro do Sul e presidente da Comissão Julgadora do Edital 2013, o crescimento teve como motivo principal a sedimentação do Fundo. “As pessoas passaram a conhecer melhor e também  a confiar no projeto.  A divulgação  do Fundo nos noticiários também contribuiu para isso”.

Na avaliação de Gabriel Ligabue, consultor técnico do Fundo “a cada ano o processo de seleção se torna mais convergente com os objetivos estratégicos, que busca apoiar projetos que sejam relevantes para o desenvolvimento local e adotem práticas responsáveis do ponto de vista socioambiental”,explica.

A Comissão Julgadora,também, foi responsável por orientar os empreendedores na elaboração dos projetos, o que pode ter contribuido com o aumento do número de micro e pequenas empresas inscritas no processo. “A maior parte das propostas apresentadas tinham um grande potencial, mas as dificuldades dos empreendedores em escrevê-las também eram grandes. Dessa forma, nosso principal desafio foi criar meios de orientar a população na elaboração dos projetos. Assim garantimos  que mais empreendedores participassem do processo de seleção do Fundo”, conclui Janice.
 
Conheça agora as empresas selecionadas
 
  • FAINE( RECICLAGEM)
  • AGROSAMPA DELIVERY DE PRODUTOS ORGÂNICOS (ALIMENTAÇÃO)
  • COELHO & MORALES (SERVIÇOS)
  • BELA ARTE SÃO MATEUS (CONFECÇÃO)
  • AMIGO DA ÁGUA (RECICLAGEM)
  • DUAS IRMÃS MODA ÍNTIMA (CONFECÇÃO)
  • ESPAÇO DESIGN D & E (BELEZA E SAÚDE)
  • AK ACABAMENTOS GRÁFICOS (ARTESANATO)
  • CIA FESTA SORVETES DOCES E SALGADOS (ALIMENTAÇÃO)
  • COULT GUITARS (SERVIÇOS)
 
Além das 10 iniciativas selecionadas, outros 11 projetos serão reavalidados. O objetivo é verificar se esses projetos têm condições de serem também contemplados. “Alguns empreendimentos pareceram bastante interessantes, porém o Comitê Programático julgou que será preciso obter informações complementares sobre eles, para que se possa realizar uma avaliação mais criteriosa sobre os diversos aspectos avaliados”, explica Gabriel Ligabue, consultor técnico do Fundo. Os projetos que passarão pelo sistema de reavaliação são os seguintes:
 
  • MARIA ALMEIDA DOS SANTOS SERVIÇOS
  • ATELIE AZU ASS. E CONS. LTDA ARTESANATO
  • DI ANGELI RESTAURANTE ESCOLA (ALIMENTAÇÃO)
  • MARIA DOCE E JOÃO SALGADO_CONSÓRCIO (ALIMENTAÇÃO)
  • ZARU COMUNICAÇÃO LTDA (SERVIÇOS)
  • ESPAÇO SEMPRE BELA (BELEZA E SAÚDE)
  • J.A DA SILVA CONFECÇÕES (CONFECÇÃO)
  • LAURITA MICHELE LOURDES S. MARQUES (COMÉRCIO VAREJISTA)
  • FABRICAÇÃO DE VESTUÁRIO E ARTIGOS E ACESSÓRIOS (CONFECÇÃO)
  • BRUNO MARCELO PIRES DOS SANTOS INFORMÁTICA (SERVIÇOS)
  • ESSENCIA SKATE BOARD (SERVIÇOS)
 
ATENÇÃO: a equipe do FUNDO entrará em contato com os projetos que serão submetidos ao processo de reavaliação, para indicar os procedimentos a serem seguidos por seus representantes. Pedimos que os responsáveis por esses projetos aguardem esse contato, que deverá ser realizado até o final deste mês de maio.

Fundo Zona Leste Sustentável apoia micro e pequenos empreendedores e transforma realidade local

Eles apostaram numa boa idéia. No entanto, precisavam de aporte financeiro, além de apoio técnico. Sob esta ótica, reconheceram o Fundo Zona Leste Sustentável como uma oportunidade de crescimento.  
 

Criado, exclusivamente, para empreendedores da zona leste, o Fundo tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local de bairros como Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel Paulista. “Queremos incentivar a autonomia e o protagonismo por meio de repasse financeiro, que pode chegar até R$ 25 mil, ao mesmo tempo, com o apoio do Sebrae –SP, Senac São Paulo e Unicsul promovemos   a capacitação técnica de micro e pequenos empreendedores”, explica Gabriel Ligabue, consultor técnico do Zona Leste Sustentável.  

  Até o dia 19 de abril, o Fundo permanecerá com o edital aberto para que novos empreendedores possam se inscrever. Podem participar da seleção cooperativas, MEI - Microempreendedor Individual, microempresas e grupos associativos, formais ou informais. As propostas deverão ser enviadas por meio do site do Fundowww.zlsustenta.org.bronde é possível acessar o edital completo, as etapas de seleção e os documentos necessários para inscrição.

Conheça a história de cinco microempreendedores que acreditaram no Fundo Zona Leste Sustentável e aos poucos adquiriram autonomia e estão mudando o rumo de seus empreendimentos.

A Chocólatra - Sandra Ferreira, 37 anos, casada, mãe de dois filhos

Passando por São Miguel, descobri um curso grátis para aprender fazer casinhas de pão de mel. Aprendi e fiz uma para uma festa do meu filho na escola. Outras mães viram e passaram a fazer encomendas. A partir daí, comecei a fazer salgados também.  O negócio cresceu. Produzia cerca de 3mil unidades de doces e salgados, mas tinha potencial para mais. Foi quando descobri, dentro da subprefeitura de São Miguel, o Fundo Zona Leste Sustentável. Resolvi escrever meu projeto. Tive a sorte de ser contemplada em 2010 e a vida mudou.  Com o aporte financeiro, sai da cozinha da minha mãe, aluguei uma casa em São Miguel e comprei equipamentos. Montei uma cozinha industrial. Nascia ai minha mini-fábricaAno passado, participei de uma festa na Vila Madalena e consegui atender quase 20 mil pessoas.

Bel's Tapiocas -- Luiz Felipe Laurenço
Minha  mãe sempre gostou de cozinhar.  Um dia passou pela Penha e comeu uma tapioca.  Gostou e resolveu aprender. Na época, morávamos numa casa alugada e a dona da casa era uma potiguar, nascida e criada no Rio Grande do Norte, que ensinou a minha mãe a receita.  Como ela estava desempregada, resolveu apostar na fabricação de tapiocas para melhorar a rendaEla trabalhou na rua por mais de 10 anos e desenvolveu um cardápio com mais de 40 sabores.   Eu cresci e comecei a trabalhar com ela. Entre 2008 e 2009, surgiu a oportunidade de trabalharmos dentro de um box Mercado Municipal de São Miguel.  Uma amiga que trabalhava na Câmara de Animação Econômica -- Núcleo Subprefeitura São Miguel --  nos ajudou. Em seguida, ficamos sabendo do Fundo Zona Leste Sustentável. Resolvi apostar. Conversei com a minha mãe e escrevi o nosso projeto. Fomos um dos primeiros contemplados em 2010.  Além do aporte financeiro, a capacitação e formação técnica que recebi do Sebrae e Unicsul  me ajudou a organizar o nosso negócio.  Com as noções de gerenciamento que recebi, consegui aumentar nossa capacidade produtiva em quase 100%. Hoje estamos pensando em virar franquia e ampliar ainda mais o nosso negócio.
 
Costume Popular - Luzinete da Silva
Éramos três educadoras (eu, Daniela e Sônia) da zona leste. Tínhamos um sonho de montar um espaço de cultura que pudesse unir artesanato e gastronomia. No começo, ficávamos em um salão de cabeleireiros. Quando ganhamos o Fundo, investimos em uma cozinha industrial. A orientação do Sebrae também foi fundamental para o desenvolvimento do empreendimento. Focamos o nosso trabalho, aprendemos a fazer parcerias e demos visibilidade ao nosso negócio.  O Fundo nos ajudou a formar uma Rede que está fazendo o Costume Popular se transformar num grande negócio.
 
 
Je Suis Gastronomia e Eventos - Lucio Roberto Batista da Silva, formado em Gatronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul
Em 2006, entrei no curso de Gastronomia da Universidade Cruzeiro do Sul. Logo nos primeiros dias de aula, tive uma palestra com banqueteiros. Fiquei encantado com o trabalho, quando soube que era possível interagir com a área de evento e decidi que apostaria na área. Durante toda a faculdade, meu objetivo era trabalhar com a área de eventos. Depois de formado, trabalhei em um restaurante, ganhei experiência, mas o retorno financeiro era muito pequeno e decidi ter meu próprio negócio. Meu primo era representante, e uma vez dentro de uma empresa perguntaram se ele conhecia alguém que pudesse fazer um coffee break. Ele de imediato disse que sim e entrou em contato comigo. O desafio foi imenso, porque era a primeira vez que eu assumia tamanha responsabilidade: produzir um cardápio de um dia para o outro, sozinho. Consegui, a empresa se tornou minha cliente e comecei a ser indicado para outras empresas.O negócio cresceu. Sem saber o que fazer, estava em casa e a tia da minha esposa comentou com a minha mãe sobre o fundo. Entrei no site e percebi que a minha empresa se encaixava nos critérios de seleção e como tinha o apoio da Universidade Cruzeiro do Sul resolvi apostar. E assim como a comida tem o poder de transformar as situações, o Fundo transformou a minha vida. Aluguei um espaço, montei uma cozinha industrial e introduzi no DNA da minha empresa a palavra crescimento. Hoje, somos conhecidos na zona leste e estamos começando a receber encomendas de empresas de outros municípios próximos a São Paulo.
 
 
Coelho e Morales Contadores & Associados - Ronei Morales
A empresa nasceu em 2009 no centro de São Miguel Paulista. Na época, tínhamos menos de 10 clientes. Em 2010, um amigo que vendia anúncios veio até a contabilidade e nos falou sobre o Fundo Zona Leste SustentávelFiquei interessado e resolvi pesquisar. Fiz a inscrição da nossa empresa e tivemos a sorte de sermos contemplados. Com o aporte do Fundo, informatizamos o escritório e dobramos nosso número de funcionários. Antes trabalhávamos com três pessoas, hoje somos seis e estamos pensando em ampliar nosso número de colaboradores. Além disso, ganhamos visibilidade. Atualmente, temos uma carteira com quase 60 clientes e auxiliamos outros empreendedores do próprio Fundo a legalizarem seus negócios.
 
 


Tem dúvidas sobre o Fundo Zona Leste Sustentável?

Tire suas dúvidas sobre o Fundo ligando para (11) 3168.3655 Renata ou Fernanda ou 9.9689.9020/ 99973.4082 e 2297.5969 com Karoline. Você pode também enviar um email para contato@zlsustenta.org.br.ou edital@zlsustenta.org.br

Fundo Zona Leste Sustentável abre edital para inscrição de pequenos e microempreendedores

Os empreendedores podem receber um aporte financeiro de até R$ 25 mil, além de capacitação técnica e administrativa
Apostar em um projeto e transformá-lo em realidade. E isso que pequenos e microempreendedores de Ermelindo Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel Paulista podem fazer com apoio do Fundo Zona Leste Sustentável. Criado, exclusivamente, para empreendedores da zona leste, o Fundo tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local. “Queremos incentivar a autonomia e o protagonismo por meio de repasse financeiro, que pode chegar até R$ 25 mil, além de apoio técnico a micro e pequenos empreendedores”, explica Gabriel Ligabue, consultor técnico do Zona Leste Sustentável.

Em 2013, de 4 de março a 19 de abril, o Fundo abrirá o edital para que novos empreendedores possam se inscrever. Podem participar da seleção cooperativas, MEI - Microempreendedor Individual, microempresas e grupos associativos, formais ou informais. As propostas deverão ser enviadas por meio do site do Fundo — www.zlsustenta.org.br até 19 de abril, onde é possível acessar o edital completo, as etapas de seleção e os documentos necessários para inscrição.

Em duas edições, 17 empreendimentos foram apoiados em diferentes áreas, como sustentabilidade ambiental alimentação; confecção, vestuário e acessórios de moda; informática, comunicação e marketing. Além do aporte financeiro, os empreendedores recebem apoio técnico dos parceiros do Fundo,ou seja, na gestão dos negócios, no desenvolvimento de novos produtos e serviços e estabelecimentos de estratégias de promoção comercial.

Sandra Ferreira, da A Chocólatra, é uma das empreendedoras apoiadas pelo Fundo.
Casada, mãe de dois filhos, ela decidiu se transformar em empreendedora após perder o emprego em uma multinacional. Como gostava de fazer doces, enxergou no hobby uma oportunidade. “Precisava de planejamento e investimento. Até um dia eu estava na subprefeitura e fiquei sabendo do Fundo”, conta Sandra. No começo, desconfiou porque não acreditava na possibilidade de conseguir o aporte financeiro, mesmo assim resolveu se inscrever. Com a seleção, a sua pequena empresa ganhou fôlego. “Sai da cozinha da minha mãe, em São Miguel Paulista, e aluguei uma casa no mesmo bairro onde funciona a minha minifábrica. Além de doces, diversifiquei com a produção de salgadinhos. Antes produzia 3 mil unidades, hoje me preparo para um evento em que atenderei 20 mil pessoas”, conclui.


Pré-requisitos para seleção

Dentre os critérios para seleção, estão vínculos claros do empreendimento com a zona leste, comprometimento com métodos e práticas sustentáveis, características favoráveis a transferências de conhecimento para outros empreendedores, vínculos com economia solidária, promoção da igualdade social, participação de jovens e mulheres como protagonistas na concepção, execução e gestão do projeto; e coerência e viabilidade técnica do projeto.
Os candidatos ao Edital precisam oferecer contrapartidas econômicas e não econômicas. No caso das econômicas, é obrigatório contarem com recursos de, no mínimo, 30% do valor total solicitado, o que inclui, por exemplo, despesas com manutenção de instalações, água, energia e aluguel. Já a contrapartida não econômica pode ocorrer pela contratação de mão de obra de moradores e uso de fornecedores locais, além do compromisso de formalização dos empreendimentos informais em até 6 meses após o resultado do edital.

Solidariedade multiplicada
Com o objetivo de ampliar a rede de apoiadores do Zona Leste Sustentável e favorecer o financiamento de novos empreendedores, os empreendimentos contemplados se comprometem a restituir ao Fundo parte do valor por eles recebidos, através de um mecanismo denominado restituição solidária. O valor a ser restituído, que não prevê juros, pode variar entre 20% a 80% da quantia recebida pelo empreendimento. A restituição pode ser distribuída em até 60 meses, por meio de contribuições mensais que se iniciam seis meses após o encerramento do contrato.

04/03 – Início das Inscrições
19/04 – Encerramento das Inscrições
17/05 - Divulgação dos Resultados


Agenda do Empreendedor

Neste espaço você encontrará informações sobre cursos, eventos e outras ações de interesse dos empreendedores, promovidas por parceiros e apoiadores do Fundo Zona Leste Sustentável.
 
oficinas:
P.T.C – Programa de Técnica e Cultura EmpreendedoraInício da próxima turma em 10/11/2012. O curso é promovido pelo Instituto SAY e Instituto GESC e conta como o apoio da ABF – Associação Brasileira de Franchising e da AFRAS – Associação Franquia SustentávelVeja detalhes no banner abaixo:






 

Universidade Cruzeiro do Sul faz campanha para Fundo Zona Leste Sustentável

Em parceria com a Fundação Tide Setubal, alunos dos campi Anália Franco e São Miguel poderão fazer doações para projetos de empreendedorismo da região

A Universidade Cruzeiro do Sul firmou parceria com a Fundação Tide Setubal para a captação de recursos para o Fundo Zona Leste Sustentável, fundo que arrecada e canaliza recursos financeiros, materiais, humanos e sociais para a zona leste de São Paulo. Com a iniciativa, os alunos poderão fazer doações para projetos de empreendedorismo que dinamizam a economia da região.
 
A doação será facultativa, no valor R$ 1,00, a ser incluído no boleto da mensalidade dos estudantes. Os recursos serão destinados ao financiamento de projetos de empreendedorismo e geração de empregos na Zona Leste de São Paulo, selecionados por meio de edital. Os dois campi contam com cerca de 16 mil alunos.
 
O Fundo Zona Leste Sustentável tem o objetivo de fortalecer pequenos empreendimentos instalados na região e propiciar um ambiente de desenvolvimento para esses negócios, gerando oportunidades de trabalho e renda.
 
A Universidade Cruzeiro do Sul, por meio de sua Empresa Júnior, também prestará apoio técnico às empresas apoiadas pelo Fundo, visando ampliar a competitividade dessas companhias no mercado.
 
Os doadores receberão informações periódicas sobre os projetos apoiados pelo Fundo. Caso queriam contribuir com a iniciativa, egressos e demais interessados podem se cadastrar pelo site www.zlsustenta.org.br.

Página anterior Próxima página